PPEC Troca Led Hotéis

Está aqui

A HEN

A Empresa HEN – Serviços Energéticos, Lda, é uma empresa de Engenharia, Consultoria e Prestação de Serviços Multidisciplinar, tendo sido formada em 2012 na cidade da Guarda.

A empresa reúne no seu quadro permanente, pessoal qualificado, cuja prática profissional se apoia nas mais atualizadas metodologias de trabalho, constituindo uma equipa coesa, credível, dinâmica, atualizada e experiente, possibilitando uma transferência de conhecimento e know-how técnico e profissional.

A Empresa HEN – Serviços Energéticos, Lda, é uma Empresa de Serviços Energéticos e atua 2 em eixos estratégicos: Energia e Serviços de Engenharia Multidisciplinar.

Na energia centramo-nos na venda de energia elétrica e em instalações de infra estruturas elétricas, instalações de Painéis Solares Fotovoltaicos e Painéis Solares Térmicos; Instalação de Caldeiras a pellets; Manutenções de Equipamentos de AVAC, Solar Térmico e Fotovoltaico, abrangendo o domínio privado e publico.

Nos serviços de Engenharia Multidisciplinar centramo-nos na elaboração de projetos de diversas especialidades, auditorias e certificações energéticas, elaboração de candidaturas de candidaturas aos diversos quadros comunitários.

 

No que consiste o PPEC Troca Led Hotéis?

Designação da Medida: Substituição de Lâmpadas Existentes por Lâmpadas LED ou por lâmpadas LED controlada com sensores de movimento.

A HEN – Serviços Energéticos, Lda apresenta o programa “Troca Led Hotel” que visa dotar as unidades hoteleiras de luminárias que permitam uma gestão mais efetiva dos seus consumos energéticos.

Beneficiários: Unidades Hoteleiras

A eficiência Energética nos Hotéis apresenta vantagens claras:

    a) Redução dos consumos de energia;
    b) Redução das despesas com a iluminação;
    c) Redução nos custos de manutenção motivada pela maior robustez e durabilidade da lâmpada;
    d) Divulgação progressiva da tecnologia LED no mercado;
    e) Aumento da competitividade das economias.
    f) Redução de custos diretos e redução de emissões indiretas de poluentes

Prevê-se a substituição de Lâmpadas:

    a) Fluorescente T8 18 [W] – 0.6m por Tuboled T8 de 10w – 0.6 m
    b) Fluorescente T8 36 [W] – 1.2m por Tuboled T8 de 18w – 1.2 m
    c) Fluorescente T8 58 [W] – 1.5m por Tuboled T8 de 18w – 1.5 m
    d) Fluorescente T8 18 [W] – 0.6m por Tuboled T8 de 10w – 0.6 m (com sensor)
    e) Fluorescente T8 36 [W] – 1.2m por Tuboled T8 de 18w – 1.2 m (com sensor)
    f) Fluorescente T8 58 [W] – 1.5m por Tuboled T8 de 18w – 1.5 m (com sensor)
    g) Lâmpadas de halogéneo E27 de 60w por Lâmpada LED E27 de 7w
    h) Lâmpadas de halogénio de 55W por Lâmpadas LED de 5W

As lâmpadas LED com sensores serão instaladas em zonas de circulação, átrios e garagens, sendo que diminuem para 20% do fluxo na falta de circulação de pessoas ou viaturas no local.
 

Processo de Venda/Financiamento

A ERSE prevê ao abrigo do PPEC um financiamento de 50% do valor do Pacote Base sendo que 25% serão imputados ao Consumidor (unidade hoteleira) e os restantes 25% serão imputados a HEN – Serviços Energéticos, Lda (promotor).

A ERSE prevê um financiamento para 50 Unidades Hoteleiras, sendo intervencionadas 20.000 lâmpadas com uma média de 400 luminárias por beneficiário.

O montante total estipulado para a medida "PPEC-Troca Led Hotel" são 596.314,66 €, sendo esta  aprovada por homologação, através do Despacho n.º 15355/2016, de 21 de Dezembro. 

Foi atribuído um incentivo de 50% , nomeadamente:

(i)             HEN_TC6 – Troca de LEDs hotéis: 298 157,33 EUR (duzentos e noventa e oito mil, cento e cinquenta e sete euros e trinta e três cêntimos)."

 

Perguntas Frequentes

Posso candidatar-me ao projeto “Troca Led Hotel”?
Este projeto destina-se a todas as Unidades Hoteleiras que usem a energia elétrica como fonte de energia.

Como participar no projeto?
A RNAE conjuntamente com as Agencias de Energia farão a divulgação da medida a nível nacional e avaliarão a perceção e recetividade das Unidades Hoteleiras perante a medida apresentada. Paralelamente e em simultâneo serão entregues documentos informativos, formulários de inscrição e caracterização dos candidatos que serão recolhidos pelos agentes ou que poderão ser posteriormente enviadas para as Agencias de Energia ou para a HEN – Serviços Energéticos, Lda.

Qual o montante do meu investimento?
O custo do material e da instalação é comparticipado 50% pela ERSE e 25% pela HEN, sendo que a Unidade Hoteleira apenas terá que assumir 25% do investimento.

Tipologia de Hotel a Candidatar / Datas de Candidatura
•    Hotéis ate 50 camas – 31 de Dezembro de 2017
•    Mais do que 50 camas – 27 de Abril de 2018 (para verbas não gastas)

As tipologias de hotel a candidatar cumpre o regulamento interno da HEN para o PPEC

Como se executa o PPEC junto das Unidades Hoteleiras?
Manifestado o interesse pela Unidade Hoteleira, é efetuado um levantamento do equipamento existente no edifício para aferir o cálculo dos custos/ unidade hoteleira. Encontrado esse montante é apresentado ao Hotel uma proposta. Caso seja aceite é celebrado um contrato entre as partes e dá-se início aos trabalhos.

Como vou obter poupanças?
A substituição da iluminação tradicional por lâmpadas LED permite uma poupança na ordem de 70% comparativamente a tecnologia instalada. 

Exemplo de poupança com iluminação LED:

- Obtêm uma poupança sempre superior 50%! Por exemplo, uma tubular fluorescente de 120 cm consome 36 Watts + o balastro, enquanto a equivalente em LED consome apenas 18 Watts.

- Com esta poupança bastante significativa numa despesa tão importante como a vossa fatura da energia, o investimento nesta tecnologia auto-financia-se com a poupança obtida;
•    A vida útil destas lâmpadas é maior, evitando substituir as mesmas com tanta frequência. O tempo de vida útil destas lâmpadas pode ultrapassar os 15 anos;
•    Não aquecem, garantindo uma melhor segurança que outros tipos de iluminação; 

- A qualidade da iluminação é muito superior. Este é também um factor muito importante para melhorar o ambiente de trabalho, diminuindo a fadiga visual e aumentando a produtividade dos próprios operadores

 

Tem alguma dúvida ou questão? Utilize o formulário de pedido de informação. A equipa da HEN entrará em contacto. Pedido de informação.

 

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos